Steve Jobs “testemunhará” esta semana em processo contra a Apple

  • Por Agencia EFE
  • 01/12/2014 21h10

San Francisco, 1 dez (EFE).- O falecido co-fundador da Apple, Steve Jobs, terá um papel chave no julgamento da empresa que começa amanhã, terça-feira, em Oakland, na Califórnia, já que os litigantes usarão e-mails e uma declaração em vídeo de Jobs.

A ação coletiva é por causa dos velhos reprodutores musicais iPod, que originalmente só permitiam reproduzir músicas adquiridas pelo iTunes, a loja de conteúdos multimídia da empresa de Cupertino.

Os clientes que comprassem canções em uma das lojas rivais não conseguiam reproduzi-las nos velhos iPod, uma política que mudou, mas que durou tempo suficiente para a Apple ser acusada em uma ação coletiva por práticas anti-competitivas.

Analistas especulam que se a Apple, que superou na semana passada os US$ 700 bilhões em valor de mercado, perder a ação, teria que pagar US$ 350 milhões em indenizações.

Os litigantes esperam que e-mails escritos por Steve Jobs e um testemunho gravado antes de sua morte tenham um papel importante no caso antimonopólio.

“Apresentaremos provas que a Apple tomou ações para bloquear seus concorrentes e, no processo, prejudicar a concorrência e os consumidores”, disse Bonny Sweeney, principal advogada da acusação, ao “New York Times”.

Alguns dos e-mails que devem ser utilizados no julgamento já são públicos.

Em um deles, enviado em 2003 a outros executivos da Apple, Jobs mostrou preocupação com o Musicmatch, uma empresa de software que tinha aberto sua loja de música.

“Precisamos nos assegurar que quando o Music Match lançar sua loja de música para download elas não possam ser usadas no iPod. Será isso um problema?”, pergunta Jobs no correio.

Entre os executivos que testemunharão provavelmente estará Philip Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, e Eddy Cue, responsável pelo iTunes e outros serviços digitais da empresa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.