STF impede desconto no salário de professores da rede estadual de SP que aderiram à greve

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2015 19h06
SÃO PAULO, SP, 24.04.2015: PROFESSORES-SP - Professores em greve da rede estadual fazem assembleia no vão do Masp, na av. Paulista, na região central de São Paulo, nesta sexta-feira (24). (Foto: Dário Oliveira/Codigo19/Folhapress) Folhapress Professores estaduais em greve fazem assembleia e interditam Av. Paulista

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski concedeu nesta quinta-feira (02) liminar que impede o desconto nos salários dos professores da rede pública do Estado de São Paulo, que aderiram à greve da categoria por 94 dias.

Para o ministro, “não se pode deixar de tratar o salário dos servidores como verba de caráter alimentar, cujo pagamento é garantido pela Constituição Federal”, diz nota divulgada pelo STF.

A liminar foi concedida na Reclamação (RCL) 21040 e foi ajuizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp) contra decisão do Superior Tribunal de Justiça, que havia permitido o desconto nos dias não trabalhados. Anteriormente, o Tribunal de Justiça de SP, em mandado de segurança, já havia impedido o desconto nos salários e determinado a devolução dos valores já descontados.

Lewandowski explicou ainda que o STJ não pode analisar pedidos de suspensão de segurança se a matéria tiver fundamento constitucional. Segundo ele, o mandado de segurança proposto pela Apeoesp no Tribunal de Justiça paulista “visou assegurar o livre exercício do direito de greve, sem que houvesse descontos de vencimentos, anotações de faltas injustificadas ou qualquer providência administrativa ou disciplinar desabonadora aos servidores que aderiram ao movimento”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.