Submarino não tripulado está a ponto de iniciar buscas por avião desaparecido

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2014 01h44

Sydney (Austrália), 8 abr (EFE).- O submarino não tripulado Bluefin-21 está a ponto de submergir nas águas do Oceano Índico para tentar localizar os destroços do avião da Malaysia Airlines que desapareceu no dia 8 de março (dia 7 no Brasil) com 239 pessoas a bordo, informou nesta terça-feira a imprensa da Austrália.

O equipamento se encontra a bordo do navio australiano Ocean Shield, que também transporta um sofisticado aparelho para a localização de caixas-pretas com o qual detectou dois sinais, uma de duas horas e 20 minutos e outro de 13 minutos, a cerca de 2 mil quilômetros ao noroeste da cidade de Perth, na costa oeste da Austrália.

O chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, que está à frente das buscas internacionais, Angus Houston, explicou ontem que uma vez se tenha determinado a posição de origem dos sinais, o Bluefin-21 será enviado para confirmar a presença do avião no local.

Em uma entrevista à rádio australiana “ABC”, Houston disse hoje que o Bluefin-21 poderia começar a operar ao longo do dia, mas que isso ainda deverá ser discutido.

“Imagino que estamos chegando a esse ponto”, acrescentou o ex-militar australiano ao se referir à utilização do equipamento de 5 metros de comprimento e com capacidade de alcançar até 4,5 mil metros de profundidade.

“Os cálculos apontam exatamente para onde estamos captando essas transmissões”, acrescentou o coordenador da operação multinacional.

Como as baterias da caixa-preta estão prestes a acabar, Houston disse que “é absolutamente imperativo encontrar algo mais” e se mostrou confiante que o Bluefin-21 possa chegar aos destroços do avião.

“Infelizmente, com o passar do tempo, as correntes oceânicas e todo o resto, em particular o ciclone que passou pela área nos últimos dias, diminuem as probabilidades de encontrar algo na superfície”, detalhou.

O Bluefin-21 opera principalmente como um sonar durante 20 horas e ao captar algum elemento incomum no leito oceânico retorna à superfície para ser equipado com uma câmera de vídeo.

As buscas de hoje estão concentradas em uma área de 77.580 quilômetros quadrados situada a 2.268 quilômetros ao noroeste de Perth, de acordo com o Centro de Coordenação de Agências Conjuntas em seu último comunicado.

Participam da operação 11 aviões militares, três civis, e 14 embarcações, que se concentra principalmente nas profundezas do oceano, mas prossegue com as buscas aéreas na superfície marinha.

As equipes de resgate também trabalham no local onde o navio chinês Haixun 01 detectou sinais na sexta-feira e no sábado em um ponto situado a cerca de 600 quilômetros ao sul do lugar onde está o Ocean Shield. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.