Suécia decide suspender acordo de cooperação militar com a Arábia Saudita
Copenhague, 10 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löften, suspenderá um polêmico acordo de cooperação militar mantido há uma década com a Arábia Saudita, revelou em entrevista à emissora pública “SVT” nesta terça-feira.
“Queremos suspender o acordo militar e depois seguir trabalhando nas parcerias civis que temos com a Arábia Saudita. Acertamos isso após um trabalho muito cuidadoso”, declarou também à “SVT” o ministro da Defesa do país, Peter Hultqvist.
O anúncio da suspensão do acordo ocorreu horas depois de a Liga Árabe ter condenado as críticas feitas pela ministra de Relações Exteriores da Suécia, Margot Wallström, sobre os direitos humanos na Arábia Saudita.
Os sauditas tinham bloqueado ontem um discurso da diplomata sueca, convidada de honra em uma reunião da Liga Árabe no Cairo.
“Isso já estava estipulado desde antes e não tem nada a ver com o que ocorreu nos últimos dias”, disse Löfven em relação à decisão de suspender a parceria.
O acordo de cooperação militar com a Arábia Saudita foi motivo de polêmica nos últimos anos, sobretudo desde a revelação que a Agência de Pesquisa de Defesa da Suécia tinha criado em segredo uma empresa de fachada para ajudar na fabricação de armas no países árabe.
O incidente, ocorrido em 2008, provocou a demissão do então ministro da Defesa da Suécia, o conservador Sten Tolgfors.
O atual governo de Löfven tinha mostrado a intenção de renovar o acordo, que seria encerrado em poucos meses, uma posição que contrariava membros de seu partido, defensores da suspensão. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.