Suicida curda ataca quartel jihadista do EI na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 05/10/2014 17h44

Cairo, 5 out (EFE).- Uma suicida curda atentou neste domingo contra um quartel do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na cidade de Kobani, na Síria, onde têm sido registrados enfrentamentos entre milicianos curdos e jihadistas desde 16 de setembro, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o OSDH, um dirigente da Unidade de Proteção da Mulher, pertencente à milícia Unidades de Proteção do povo Curdo, fez um motim contra o EI nos arredores de Kobani, cidade na fronteira com a Turquia.

A suicida enfrentou os jihadistas e lançou várias bombas contra eles antes de detonar o cinto de explosivos que usava junto ao corpo, segundo o OSDH, que enfatizou se tratar do primeiro atentado deste tipo contra elementos do Estado Islâmico protagonizado por uma mulher.

O Observatório lembrou que este ataque aconteceu em meio a “violentos combates” entre curdos e jihadistas em dezenas de pontos nos arredores de Kobani.

Em sua luta pelo controle deste enclave curdo sírio, os combatentes de EI tomaram ontem à noite a colina Machta Nouri, próxima ao acesso sul da cidade.

Desde o começo da ofensiva do EI os radicais tomaram mais de 350 povoados dos arredores Kobani. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.