Suicida mata 6 em evento esportivo no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 25/03/2014 13h25

Cabul, 25 mar (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram nesta terça-feira e outros 20 ficaram feridos quando um suicida detonou os explosivos que carregava durante uma partida de buzkashi no norte do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O ataque aconteceu por volta das 16h30 locais (9h de Brasília) na cidade de Kunduz, capital da província homônima, contou à Efe um porta-voz da polícia regional, Sarwar Hussaini.

Segundo o porta-voz, o alvo do atentado era um alto comandante do exército afegão, Mir Alam, que saiu “ileso”.

O buzkashi é um esporte nacional no Afeganistão no qual duas equipes com 15 cavaleiros montados a cavalo e protegidos com roupas grossas de couro brigam para colocar uma cabra decapitada em um círculo marcado na terra.

A prática é comum em vários países de Ásia Central, muito popular entre etnias da região, como os hazaras, uzbeques, pachtuns ou tajiques, e normalmente acontece durante os fins-de-semana no inverno.

O ataque aconteceu em um dia em que também morreram três civis – entre eles, um candidato de um partido regional – e dois policiais em um ataque ao escritório da Comissão Eleitoral Independente em Cabul. EFE