Sul-africana que estava sequestrada desde maio é libertada no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 10/01/2014 14h05

Sana, 10 jan (EFE).- Uma cidadã de nacionalidade sul-africana foi libertada nesta sexta-feira na cidade de Taiz, no sul do Iêmen, enquanto seu marido, também sul-africano, permanece em cativeiro, informaram à Agência Efe fontes de segurança iemenitas.

Tribos locais intermediaram para a libertação da mulher, que foi sequestrada junto com seu marido em 27 de maio por um grupo de homens armados nos subúrbios dessa cidade.

Os sequestradores, que poderiam estar relacionados com a rede terrorista Al Qaeda, entregaram a sul-africana, professora de profissão, aos mediadores em Taiz, a segunda mais importante cidade do país e localizada a 255 quilômetros ao sudoeste da capital, Sana.

A fonte, que quis manter o anonimato, acrescentou que os sequestradores reivindicam uma grande quantidade de dinheiro em troca da libertação do marido.

Os sequestros de estrangeiros são frequentes no Iêmen e em sua maioria são realizados por membros de tribos que os usam para pressionar o Governo de Sana para que responda a seus pedidos.

O Iêmen, país mais pobre da península Arábica, voltou a ficar instável desde que explodiram os protestos em 2011 contra o então presidente, Ali Abdullah Saleh, que abandonou o poder em fevereiro de 2012 e foi substituído por seu vice-presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.