Supermercados não poderão cobrar pelas duas primeiras sacolas plásticas por dois meses

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2015 16h32
SÃO PAULO, SP, 05.4.2015 – SACOLA-PLÁSTICA – A partir deste domingo (5) vai ser proibido distribuir as tradicionais sacolinhas de plástico branca nos supermercados, elas serão substituídas por sacolas ecológicas (Foto: Dário Oliveira/Código 19/Folhapress) Folhapress Sacolinhas Plásticas começaram a valer neste domingo (05)

A discussão sobre o uso das sacolinhas plásticas em São Paulo ganha mais um episódio e parece interminável. Desde o último domingo (10), os supermercados não podem cobrar mais pelas duas primeiras sacolas e quem trouxer compartimentos retornáveis ganhará desconto.

No primeiro dia em vigor, a nova resolução não foi cumprida por todos os estabelecimentos e outros abusos continuaram a aparecer. A aposentada Isabel Costa não sabia da nova regra, pagou pela sacolinha e recebeu uma que estava rasgada.

A gratuidade é resultado de um acordo entre entidades de defesa do consumidor e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e valerá por dois meses.

Segundo a diretora executiva do Procon, Ivete Maria Ribeiro, o prazo é suficiente para a conscientização dos consumidores.

“Nós entendemos que seja um tempo razoável para que o consumidor, diante da campanha educativa que será feita, se conscientize da necessidade de mudar o hábito. Nesta campanha que vai durar seis meses, o Procon, em parceria com a Apas, vai trabalhar essa conscientização. A necessidade de nós todos juntos mudarmos o hábito do uso de plástico no transporte de mercadorias”, explicou.

Já o desconto de três centavos para cada cinco ítens para quem trouxer sacolas retornáveis será oferecido por seis meses, até novembro. Neste período, o Procon vai deixar de autuar os supermercados que cobrarem por três ou mais sacolinhas.

*As informações são do repórter Victor LaRegina

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.