Suposto ataque do Boko Haram mata 45 pessoas em cidade do norte da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 07h37

Nairóbi, 15 jul (EFE).- Pelo menos 45 pessoas morreram em um suposto ataque da seita radical islâmica Boko Haram cometido em uma cidade do norte da Nigéria, onde os terroristas dispararam indiscriminadamente contra seus moradores, informou a imprensa local nesta terça-feira.

O ataque aconteceu durante a madrugada de ontem na cidade de Dille, no estado de Borno, reduto político e operacional do grupo insurgente.

Os terroristas chegaram em um comboio de vinte veículos e, além de dispararem em quem encontravam pelo caminho, incendiaram dezenas de casas e estabelecimentos, segundo vítimas relataram ao jornal “The Punch”.

“Fomos pegos de surpresa, a maioria estava dormindo e nos despertaram com cânticos religiosos e tiros”, afirmou Njimtiku Papka, que ao lado de outras pessoas conseguiu fugir para as montanhas que rodeiam a aldeia.

Duas horas depois do ataque, um avião militar sobrevoou a zona na busca dos agressores, mas o exército não divulgou nenhuma informação sobre o ocorrido.

Borno, no norte do país, é um dos três estados onde o governo da Nigéria decretou estado de emergência, mas esta medida não conseguiu interromper os ataques da milícia radical, que durante este ano já mataram cerca de quatro mil pessoas.

Boko Haram, que significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Desde que a polícia matou em 2009 o então líder do Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais mantêm uma sangrenta campanha, que se intensificou nos últimos meses. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.