Suposto líder da Família Michoacana é capturado no México
Cidade do México, 2 jul (EFE).- As autoridades mexicanas capturaram José María Chávez Magaña, suposto líder do cartel da Família Michoacana no estado do México, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte da Procuradoria Geral.
Chávez Magaña, conhecido como “Pony”, foi detido ontem à noite durante uma operação da Secretaria de Marinha com apoio da Procuradoria Geral de Justiça (PGR), segundo a fonte.
O detido “já está nas instalações da PGR”, onde se realizam os protocolos para confirmar sua identidade, indicou a fonte, acrescentando que nesta tarde a Secretaria de Governo convocará uma entrevista coletiva para anunciar os detalhes da detenção.
A captura, realizada no município de Tejupilco, fronteiriço com Guerrero, acontece no momento em que o estado do México, vizinho à capital do país, vive uma escalada da violência.
Na segunda-feira morreram 22 supostos delinquentes em um enfrentamento com forças militares no município de Tlatlaya, também na fronteira com Guerrero.
A Família surgiu como resposta à penetração em Michoacán do cartel dos Zetas, o qual conseguiu tirar da região a base de decapitações e tecendo redes de cumplicidade com autoridades locais.
No entanto, nos últimos anos operou na zona do Estado do México contígua com Guerrero e Michoacán, depois que sofreu uma ruptura interna em dezembro de 2010 que deu lugar ao cartel dos Cavaleiros Templários.
Em pouco tempo esta nova organização deslocou a Família, que recebeu um duro golpe com a detenção em junho de 2011 de seu dirigente Jesús “El Chango” Méndez, e conseguiu controlar as operações de produção e tráfico de droga em Michoacán. EFE
pmc/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.