Suposto mentor dos atentados de Paris, Abdelhamid foi morto em Saint-Denis

  • Por JP com EFE
  • 19/11/2015 11h01

Abdelhamid Abaaoudseria é supostamente o mentor dos atentados terroristas de 13 de novembro que deixaram 129 mortos em Paris

Abdelhamid Abaaoudseria com um Corão e a bandeira do Estado Islâmico

O belga Abdelhamid Abaaoud, considerado o mentor intelectual dos atentados em Paris, foi identificado como um dos terroristas mortos ontem na operação policial realizada em Saint-Denis, informou a Promotoria parisiense nesta quinta-feira. Outra pessoa foi morta, uma mulher-bomba, e sete foram presas.

Cidadão belga, de 29 anos, Abaaoud viajou para a Síria em 2014 para se juntar ao grupo extremista Estado Islâmico, mas as autoridades sabiam que tinha regressado à Europa pelo menos uma vez.

Participaram da ação 110 agentes das unidades de elite RAID e BRI, que foram alvos de disparos durante várias horas, explicou na quarta o ministro do Interior da França Bernard Cazeneuve em pronunciamento após o fim da operação.

Graças à interceptação telefônica, à vigilância e a depoimentos de testemunhas, as forças de segurança concluíram que Abdelhamid Abaaoud, o belga considerado como autor intelectual dos ataques, poderia estar em um apartamento em Saint-Denis, afirmou Molins.

Molins explicou que, na operação, três pessoas foram presas no interior do apartamento usados pelos terroristas. Uma mulher, porém, suicidou ao ativar um colete de explosivos quando os policiais invadiram o imóvel.

Posteriormente, disse o procurador de Paris, outro terrorista morreu “atingido por tiros e granadas”, acrescentou. Dois suspeitos foram presos na sequência ao tentarem se “esconder nos escombros”, completou Molins.

Polícia especial francesa prende suspeito durante operação em Saint-Denis, Paris, nesta quarta  (EFE/Ian Langsdon)

Outras duas pessoas foram detidas na operação fora do apartamento: um deles tinha emprestado o local aos terroristas e o outro é um “conhecido” do dono do imóvel

Cazeneuve agradeceu aos policiais por “terem aguentado os tiros em condições nunca encontradas até agora” e elogiou “o sangue frio dos moradores de Saint-Denis, que respeitaram as ordens das autoridades e contribuíram para o êxito da operação”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.