Supostos terroristas que planejavam atentados na Itália são detidos

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 08h25

Roma, 1 jul (EFE).- Agentes do Corpo de Carabineiros (Polícia Militar) de Roma detiveram nesta quarta-feira dois norte-africanos que supostamente tinham a intenção de planejar e executar atentados terroristas no norte da África e na Itália, informou o corpo em comunicado.

Na operação “JWEB7”, executada pelos agentes da brigada operacional especial (Ros) dos Carabineiros, foram detidos dois cidadãos norte-africanos acusados de associação terrorista enquanto um terceiro investigado já está detido pelas mesmas acusações em uma penitenciária do Marrocos, com cujas autoridades colaboram os agentes italianos.

A Promotoria de Roma os investigava por conformar supostamente uma célula afim à Al Qaeda dedicada ao “proselitismo, doutrinamento e adestramento mediante um lugar de internet”.

A célula desarticulada se propunha a “planejar e executar atos terroristas na Itália e no norte da África”, como é possível ler em dita nota.

Além disso é ressaltado que, durante as investigações, a colaboração com as autoridades marroquinas permitiu frustrar em 2012 um atentado no Mawazine Festival de Rabat.

A Itália aumentou as medidas de segurança por causa dos recentes atentados perpetrados por grupos terroristas na França e em próximos países do norte da África, como a Tunísia.

O Conselho de Ministros aprovou ontem um decreto lei que prorroga até o último dia do ano a operação “ruas seguras”, que estipula a cooperação de 4,5 mil soldados das Forças Armadas para zelar pela segurança em “alvos sensíveis”.

Assim, na capital italiana é possível ver um aumento da presença de militares em lugares como na catedral, São João de Latrão, e no próprio centro histórico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.