SUS não cumpre lei de tratamento contra o câncer em 60 dias

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2014 07h10

A Lei dos 60 dias – que prevê que o tratamento contra o câncer comece em até 60 dias após o

diagnóstico – não está sendo cumprido pelo SUS (Sistema único de Sáude).

Um estudo realizado pela Federação Brasileira de Apoio à Saúde da Mama afirmou que 36% das pessoas ainda esperam um tratamento por mais de dois meses após a confirmação da doença.

A pesquisa foi realizada por gestores estaduais de saúde e centros de tratamentos de câncer do SUS de todas as regiões do Brasil.

Segundo a presidente da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), Maira caleffi, o trabalho do SISCAN, sistema de registro de prazo entre diagnóstico e trato dos pacientes é falho e demorado.

“O resultado da pesquisa demonstra que existe uma falta de prioridade e dificuldade de recursos”, afirmou.
A Lei 12.732/ 12 prevê o início dos cuidados no combate à doença em até 60 dias após a confirmação do diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde.

Em entrevista à repórter Renata Gaspari, a oncologista e presidente do Instituto OncoGuia, Luciana Holtz, alerta que o tempo é fundamental no tratamento contra o câncer: “O tempo é sempre fundamental, tudo relacionado ao câncer desde o momento que voce está sentindo alguma coisa errada no seu câncer. O primeiro grande passo é procurar um médico”.

A oncologista ressalta que o paciente diagnosticado com a doença deve questionar os direitos de receber tratamento nos 60 dias conquistados por lei.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.