Suspeito de infecção por ebola é internado no Paraná
None
Rio de Janeiro, 10 oct (EFE).- O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informaram na noite de quinta-feira que um homem foi internado em isolamento, no período da tarde, com suspeita de infecção por ebola na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel.
O paciente, de 47 anos, veio de Guiné, com escala em Marrocos, e chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. Segundo o comunicado emitido pelos órgãos responsáveis, o homem, cujo nome não foi divulgado, relatou que sentiu febre na quarta-feira e na manhã de ontem, mas até o início da noite não apresentava sinais de hemorragia, vômitos ou outros sintomas.
“Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África”, informa o comunicado.
Após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado e os órgãos responsáveis foram comunicados. O caso é acompanhado de perto pelas equipes do Ministério da Saúde e do Paraná.
Segundo o comunicado, “o paciente será transferido, conforme protocolo de segurança, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, referência nacional para casos de ebola. A transferência será feita por meio de aeronave da Polícia Rodoviária Federal.”
Nesta sexta-feira, às 10h, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederão entrevista coletiva sobre o caso no Ministério da Saúde.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.