Suspensão de bombardeios gera clima de confiança para a paz, apontam Farc
Havana, 28 jul (EFE).- Os negociadores das Farc avaliaram nesta terça-feira em Havana como “positiva” a decisão presidencial de suspender os bombardeios contra acampamentos da guerrilha, já que contribui para “gerar um clima de confiança” para avançar rumo a um acordo final de paz.
“É necessário concordar novas medidas que aprofundem e consolidem este processo de desescalada, para que cada vez seja mais remota a possibilidade de que este esforço possa se perder”, disse hoje a insurgência em comunicado lido à imprensa por “Carlos Antonio Losada”, conhecido como de Luis Antonio Losada.
No domingo passado, o presidente Juan Manuel Santos ordenou novamente a suspensão dos bombardeios contra a guerrilha, uma medida que já adotou em março para reduzir a intensidade do conflito, mas que levantou um mês depois após um ataque guerrilheiro no qual morreram 11 soldados.
A suspensão dos bombardeios é a primeira iniciativa do Executivo para reduzir a intensidade do conflito armado depois que os negociadores do Estado e as Farc acordaram em 12 de julho agilizar o processo de paz e “desescalar” o conflito, para o qual a guerrilha decretou uma trégua unilateral em vigor desde 20 de julho.
A guerrilha também denunciou que operativos terrestres do Exército avançaram rumo a posições insurgentes nos departamentos de Cauca e Nariño, o que “põe em risco” esse cessar-fogo unilateral das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
“Somente a prudência das unidades guerrilheiras evitou que ocorressem fatos lamentáveis nestes casos”, ressaltou Losada.
A guerrilha lembrou que na ordem de cessar-fogo do Secretariado da guerrilha está especificado que “nenhuma unidade das Farc é obrigada a deixar de lutar contra forças inimigas e terá todo o direito ao exercício de sua legítima defesa em caso de ataque”.
O governo e as Farc retomaram na semana passada os diálogos de paz em Havana com uma nova metodologia de trabalho mais flexível, para negociar vários assuntos em paralelo, o que permitirá agilizar as conversas e tentar obter resultados para recuperar a confiança dos colombianos no processo de paz, que atravessou momentos críticos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.