Estudo aponta que incêndios podem ter degradado 9% da vegetação no Brasil
Uma estimativa da rede Mapbiomas aponta que os incêndios podem ter degradado cerca de 9% da vegetação nos últimos cinco anos. A área degradada no bioma entre 1986 e 2021 pode variar entre 800 mil e 2,1 milhões de hectares. O estudo revela que, apesar de conviver com o fogo, existem áreas sensíveis aos incêndios. Nesta sexta-feira (5), a iniciativa Mapbiomas lança uma plataforma sobre a degradação das áreas florestais. A plataforma, que reúne ONGs, universidades e empresas de tecnologia, disponibiliza gratuitamente dados, mapas e códigos sobre o monitoramento do uso da terra no país. As áreas degradadas são regiões que sofrem alterações significativas da composição biológica, sem serem completamente desmatadas. A Mapbiomas considera fatores como tamanho e isolamento dos fragmentos florestais, frequência de queimadas, invasão por espécies exóticas e pisoteio por rebanhos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O mês de junho registrou a maior média de área queimada no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul desde 2012. Em apenas 30 dias, mais de 411 mil hectares foram consumidos pelo fogo, acima da média histórica de 8 mil hectares. No acumulado de 2024, a área atingida chegou a 712 mil hectares, correspondendo a 4,72% do bioma. A Polícia Federal investiga a origem de alguns incêndios, sendo que 85% deles ocorrem em terras privadas. A rede Mapbiomas revelou que um quarto da vegetação nativa do Brasil pode estar sujeita à degradação, com entre 11% e 25% das matas do país expostas a processos destrutivos entre 1986 e 2021.
[jp-related-posts ids=”1654009,1652674″]
publicado por PATRICIA COSTA
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Brasil
Após incêndio, Ceagesp busca alternativas para manter operação em pavilhão de frutas
Em nota, companhia afirmou que mantém 'diálogo permanente' com uma comissão de comerciantes que operam no local para definir medidas emergenciais
- Confira dicas para acompanhar o Desfile de 7 de Setembro em Brasília Agência Brasil · há 3 horas
- Unicef: 15 milhões de crianças foram expostas a conteúdo sexual online Agência Brasil · há 5 horas
- Incêndio atinge galpão da Ceagesp em São Paulo e mobiliza 16 viaturas Jovem Pan · há 11 horas
- Chuva derruba 28 árvores em São Paulo; 31 mil estão sem luz Estadão Conteúdo · há 24 horas