Sylvia Burwell toma as rédeas da reforma da saúde de Barack Obama

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2014 18h18

Washington, 5 jun (EFE).- O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira Sylvia Burwell como nova secretária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês), cargo no qual substituirá Kathleen Sebelius, que renunciou após ocupá-lo por cinco anos e dirigir a reforma da saúde do presidente Barack Obama.

Após a votação, com 78 votos a favor e 17 contra, Burwell se põe à frente do HHS quando se abre uma etapa da nova lei de saúde americana, depois que a Administração Obama venceu seu último empecilho ao superar os números previstos na implantação dos novos mercados de seguros.

Depois do lançamento fracassado, no ano passado, do site healthcare.gov, os republicanos fizeram da Lei de Cuidado de Saúde Acessível uma arma para lutar para recuperar a maioria no Senado no pleito do próximo mês de novembro.

Conhecida já como “Obamacare”, a reforma foi um dos principais objetos de crítica por parte dos conservadores, enquanto o presidente a defendeu ferrenhamente.

Burwell, de 48 anos e muito respeitada tanto por legisladores democratas como por republicanos, ocupava até agora a direção do Escritório de Gestão do Orçamento (OMB) da Casa Branca, e sua presença à frente do HHS deve acalmar os ânimos sobre a reforma da saúde.

Os republicanos sabem que Burwell não vai a derrubar a lei sanitária, mas se mostraram satisfeitos com a transparência e eficiência que a OMB desenvolveu sob sua liderança, respondendo também a seus pedidos e preocupações de supervisão de seu trabalho, uma das principais queixas dos conservadores em relação a Sebelius. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.