Syriza quer “solução estável” para a Grécia “dentro da Europa”

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2015 11h46
  • BlueSky

Oviedo (Espanha), 20 jun (EFE).- O representante do comitê central da Syriza, Konstantinos Zachariadis, afirmou neste sábado que a coalizão do governo grego quer encontrar “dentro da Europa” uma “solução estável” para o país e que, para isso, está disposta a encarar “grandes reformas”.

Zachariadis participou, em Oviedo (Espanha), de uma mesa-redonda sobre a mudança política no sul da Europa, junto com a eurodeputada de Podemos (partido de esquerda espanhol fundado há um ano) Tania González, e o porta-voz desta legenda no parlamento regional das Astúrias, Emilio León.

Antes do encontro, o representante do comitê central da Syriza afirmou a jornalistas que o desejo da coalizão é “encontrar uma solução dentro da Europa e dentro da zona do euro”, mas que “a palavra chave é sustentabilidade” para que o país possa se levantar com os “próprios pés”.

Zachariadis também disse que é “responsabilidade dos poderes econômicos e políticos não infundir temor sobre os cidadãos” com a ideia de que podem ocorrer situações como um confisco bancário. Segundo ele, o governo grego está disposto a fazer “grandes reformas” no âmbito fiscal, “para que os mais ricos paguem mais”, ou em sua própria administração, “para que seja muito mais efetiva”.

Perguntado sobre as relações com a Rússia, Zachariadis ressaltou que são “comerciais” e que a Grécia é um país “profundamente europeu”.

O representante da Syriza defendeu que os cidadãos dos diferentes países europeus “têm a possibilidade de mudar o destino político de seus países” e lembrou que na Espanha há neste ano eleições gerais nas quais “o cenário pode ser mudado”.

A Espanha tem eleições parlamentares previstas para o final deste ano, e segundo as pesquisas, o Podemos, partido que surgiu em 2014 de movimentos populares como alternativa aos partidos tradicionais, pode ter um bom resultado. EFE

gv/id

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.