Syriza tem clara vantagem diante de Nova Democracia, diz porta-voz do partido

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 16h59

Atenas, 20 set (EFE).- A porta-voz do partido esquerdista Syriza, Olga Gerovasili, afirmou neste domingo que seu partido tem uma clara vantagem clara nas eleições gerais realizadas hoje na Grécia, depois de as pesquisas de boca de urna indicarem que conquistou entre 30% e 34% dos votos.

Na sede do partido, no centro de Atenas, Gerovasili afirmou que o Sryza ganhará com uma folgada vantagem.

“Será a primeira vez que um partido que assinou um acordo muito duro conquista a confiança do povo”, afirmou Panos Skurletis, membro do Syriza, em entrevista à emissora privada “Skai”.

O ex-ministro de Energia acrescentou que está convencido de que a diferença para os conservadores do Nova Democracia aumentará mais.

“Não convencemos ainda as pessoas que temos soluções, é preciso convencê-la de novo. Seria melhor estar perto da maioria absoluta para fazer um plano de governo”, disse o ex-ministro de Finanças Euclides Tsakalotos.

Os conservadores do Nova Democracia, liderados por Vangelis Meimarakis obteriam, segundo estas pesquisas, entre 28,5% e 32,5% dos votos.

Já o ex-ministro de Fomento durante o governo do Nova Democracia Kostis Chratsidakis garantiu que, “ganhe quem ganhar, não é para festejá-lo”.

“Se Syriza for o partido mais votado, desejaria que nos chamassem, mas não acredito que o farão”, disse em entrevista à “Skai”, acrescentando que, “se o Nova Democracia for o partido mais votado, tenho certeza que Meimarakis os chamará”.

Com isso aludiu à oferta do líder conservador de formar uma coalizão de amplo apoio como única solução para tirar à Grécia da crise.

O ex-ministro de Estado do Syriza e colaborador próximo de Tsipras, Nikos Pappas afirmou, por outro lado, que não existe a possibilidade de formar essa coalizão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.