Syriza tem ligeira vantagem sobre conservadores gregos, indicam pesquisas
Atenas, 6 set (EFE).- O partido esquerdista Syriza mantém uma ligeira vantagem sobre o conservador Nova Democracia nas eleições gerais antecipadas que a Grécia realizará dia 20 de setembro, indicaram duas novas pesquisas publicadas neste domingo.
A pesquisa realizada pelo instituto Kapa Research para o jornal “Vima” mostrou o Syriza com 26,5% contra 25,9% do Nova Democracia, enquanto a pesquisa do Marc para o jornal Ethnos apontou 24,4% de intenções de voto para o partido de Alexis Tsipras e 24% para os conservadores de Evangelos Meimarakis.
Nas eleições de janeiro, o Syriza teve 36,34% dos votos, e o Nova Democracia 27,81%.
Em terceiro lugar nas duas está o neonazista Amanhecer Dourado e, embora o Kapa preveja 6,5% e o Marc 5,9%, todas as pesquisas publicadas até agora sugerem que se manterá nesta posição.
O instituto Kapa aponta em quarto o social-democrata Pasok (5,8%), seguido do comunista KKE (5,3%) e do centrista To Potami (5,1%).
Mais abaixo ficaria a nova legenda esquerdista, Unidade Popular, um dissidência do Syriza surgida há algumas semanas, com 4,7%, empatado com o União de Centro. Este existe desde a década de 80, mas nunca conseguiu representação no parlamento.
Com 3%, limite da cláusula de barreira, está o parceiro do governo Syriza, o nacionalista Gregos Independentes.
Já o instituto Marc apontou na quarta posição o To Potami (5,1%), seguido pelo KKE (4,8%) e pelo Pasok (4,3%). O Unidade Popular levaria 3,6%, o mesmo percentual do União de Centro. Em último está o Gregos Independentes, com 2,8%.
O número de indecisos continua sendo elevado, 11,6% para o Kapa e 14,1% na medição do Marc.
A pouco mais de um mês a vantagem do Syriza sobre o Nova Democracia oscilava entre os 15 e os 20 pontos.
Outra pesquisa publicada ontem e realizada pela Universidade da Macedônia para o jornal Kathimerini e a televisão Skai, mostrou os dois partidos em empate técnico, com 27% cada. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.