Tabaré Vázquez ganha eleições no Uruguai, segundo pesquisas

  • Por Agencia EFE
  • 30/11/2014 22h10

Montevidéu, 30 nov (EFE).- O candidato de esquerda Tabaré Vázquez ganhou neste domingo as eleições do Uruguai com entre 53,5% e 53,9% dos votos, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna, à frente do candidato conservador Luis Lacalle Pou, que ficou com entre 40,6% e 41,4% dos votos.

Vázquez, que foi entre 2005 e 2010 o primeiro líder de esquerda na história do Uruguai, obteve no primeiro turno do dia 26 de outubro 47,8% dos votos e a maioria na Câmara dos Deputados.

Trata-se da primeira vez – após a volta da democracia em 1985 – que um partido permanece no poder por três períodos consecutivos.

Segundo a Equipes Mori, no segundo turno realizado neste domingo, a chapa presidencial da Frente Ampla (FA) liderada por Vázquez obteve 53,5% dos votos, enquanto a do Partido Nacional (PN) de Lacalle Pou ficou com 41,4%, sendo que votos brancos e nulos chegaram a 5,1%.

A apuração da empresa Factum deu ao candidato do FA 53,9% dos votos e ao do PN 40,6%, seguido por 6% de votos brancos ou nulos.

A empresa de consultoria Cifra determinou para Vázquez 53,5% dos sufrágios, 41% para Lacalle Pou e 5,5% para votos brancos e nulos.

Eduardo Botinelli, diretor da Factum, destacou que o socialista Vázquez terá uma “votação muito boa” para iniciar seu governo porque teve “a maior diferença” desde que se instalou o sistema de turnos no país em 1996.

Mujica, cuja gestão obtém o apoio de 65% dos uruguaios segundo uma pesquisa divulgada na semana passada, está impedido de ser candidato à reeleição direta pela Constituição, mas foi eleito senador no primeiro turno das eleições do dia 26 de outubro.

Lacalle Pou, que será o principal senador do Partido Nacional no Parlamento que assumirá em 15 de fevereiro, “tem que demonstrar condução e se assegurar em seu novo papel”, acrescentou Botinelli.

À espera do começo da divulgação dos resultados oficiais, milhares de simpatizantes do FA começaram a se reunir na sede do partido vencedor, segundo as pesquisas, onde se espera que Vázquez se dirija a seus seguidores e à imprensa junto com seu companheiro de chapa e candidato a vice-presidente, Raúl Sendic.

Mujica disse antes da votação que assim que o nome do seu sucessor for conhecido irá felicitá-lo junto com seus ministros. EFE

rgm-jf/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.