Taiwan sacrifica 120 mil frangos perante surto de gripe aviária H5N2

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2015 11h07

Taipé, 9 jan (EFE).- Taiwan sacrificou 120 mil frangos no distrito sulista de Pingtung, perante a descoberta de um surto de gripe aviária do vírus H5N2, anunciou nesta sexta-feira o governo do distrito de mesmo nome, em comunicado.

O surto foi detectado em uma fazenda na qual tinham falecido várias aves no ano passado e foi “muito virulento”, mas “não apresenta perigo para a saúde das pessoas”, aponta em nota o Departamento de Saúde de Pingtung.

A infecção com o vírus H5N2 foi confirmada hoje, após a obtenção de resultados de testes com amostras recolhidas em 5 de janeiro, que deram positivo.

A fazenda e seus arredores foram desinfectados hoje de manhã e, após o sacrifício das aves, foi realizada uma operação de limpeza para eliminar todo foco infeccioso e possível contágio.

O Canadá registrou, no mês passado, um surto de gripe aviária do vírus H5N2 em uma fazenda de perus na província de Colúmbia Britânica, enquanto na Índia foi encontrado o vírus H5N1 em aves de curral e na Holanda outro vírus H5N8 em aves domésticas, segundo dados desse distrito.

Pingtung, situado no sul de Taiwan, é um importante distrito de produção agropecuária com cerca de 206 mil habitantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.