Talibãs atacam consulado da Índia no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2014 03h15

Cabul, 23 mai (EFE).- Um insurgente morreu nesta sexta-feira em um ataque de um grupo de talibãs contra o consulado da Índia em Herat, no oeste do Afeganistão, sem que houvesse vítimas entre o pessoal diplomático, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O ataque aconteceu por volta das 4h locais (20h30 de Brasília da quinta-feira) quando quatro insurgentes abriram fogo de um edifício próximo, o que deu origem a um enfrentamento que ainda continua, disse o chefe provincial de polícia, Abdul Raouf Ahmadi.

“Um insurgente morreu, outro foi preso e os outros dois ainda estão atirando contra as forças de segurança afegãs” que foram acionadas pelo consulado e compareceram ao local, garantiu o chefe de polícia.

O incidente acontece em plena campanha de primavera (hemisfério norte) dos talibãs, anunciada no início do mês pelos insurgentes para “eliminar invasores estrangeiros”, mas “sem causar danos aos civis”, em uma ofensiva que também tem como alvo funcionários e políticos afegãos que apoiam a “ocupação”.

Com a melhora nas condições climáticas após o inverno rigoroso, há tradicionalmente um aumento nos combates no Afeganistão. Nesta ocasião, os enfrentamentos acontecem no meio do processo de eleições presidenciais no país, cujo primeiro turno foi realizado no dia 5 de abril e o segundo está previsto para o próximo dia 14.

O ataque também ocorre depois do início da campanha para o segundo turno das eleições, que começou ontem.

As tropas da Otan no Afeganistão estão em pleno processo de retirada e transferem gradualmente as competências de segurança para a polícia e o Exército afegãos.

A retirada será concluída em dezembro, se forem cumpridos os prazos previstos, mas a comunidade internacional ainda considera a manutenção de alguma presença militar estrangeira em solo afegão para além desse período. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.