Talibãs do Paquistão prolongam trégua com governo

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 05h04

Islamabad, 30 mar (EFE).- O principal grupo talibã do Paquistão, o TTP, prolongará a trégua com o governo do país asiático, que começou no início deste mês, afirmou um mediador do grupo ao jornal “Express Tribune” neste domingo.

“A trégua não acabará em 31 de março (como foi anunciado)”, disse o clérigo Samiul Haq, que não confirmou se o cessar-fogo é permanente.

O anúncio foi feito depois de uma reunião realizada ontem em Islamabad do comitê de negociação do governo com os representantes dos talibãs e o ministro do Interior, Chaudhry Nisar.

Na terça-feira aconteceu o primeiro encontro formal entre as autoridades do Paquistão e os membros do TTP, reunião em que ambos aproximaram posturas em pontos como a prorrogação do cessar-fogo dos insurgentes e a troca de prisioneiros.

O TTP entregou uma lista de mulheres e crianças que, segundo o grupo, estão nas mãos das forças de segurança, e os delegados do governo puseram na mesa os nomes de um vice-reitor universitário e dois filhos de conhecidos políticos que estão sequestrados.

De acordo com o Express Tribune, o governo pediu ontem mais tempo aos talibãs para dar “passos práticos”.

Após esta primeira rodada de contatos, as comitivas anunciaram que devem realizar consultas antes do próximo encontro, esperado para a “próxima semana”.

A delegação do TTP, de quatro ou cinco membros, foi liderada por Qari Shakil, da cúpula insurgente que supervisionou o processo de diálogo formal iniciado em fevereiro.

Participaram pelo executivo paquistanês o secretário de Portos, Habibula Khan; um membro da equipe do primeiro-ministro, Fawad Hassan; um responsável oficial para as áreas tribais, Mohammed Arif, e o ex-diplomata Rustam Xa.

O diálogo foi muito ameaçado pela continuação da atividade insurgente, apesar da trégua decretada em março pelo TTP, que se distanciou dos incidentes violentos ocorridos desde então. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.