Talibãs paquistaneses unem forças contra ofensiva militar

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 13h51

Islamabad, 13 mar (EFE).- Dois grupos insurgentes das regiões tribais paquistanesas se uniram ao principal grupo talibã do país, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), em meio a uma ofensiva do exército paquistanês.

O grupo Jamaat-ul-Ahrar (JuA), que tinha se separado do TTP em agosto de 2014, volta a fazer parte do guarda-chuva do grande grupo talibã em “uma coalizão de fortes grupos jihadistas” à qual também se juntou o Lashkar-e-Islan, segundo anunciou o porta-voz do JuA, Ehsanullah Ehsan, em comunicado divulgado nesta sexta-feira em Islamabad.

“Alertamos os seguidores e defensores do impiedoso sistema democrático do Paquistão que em nenhum caso deixaremos que as conspirações do exército sejam bem-sucedidas”, disse Ehsan sobre as intenções da recém-formada coalizão.

O anúncio chega em meio a uma intensificação das medidas antiterroristas tomadas pelo governo paquistanês por causa de um ataque a uma escola no dia 16 de dezembro, quando morreram 132 crianças e funcionários.

Em comunicado, o exército informou nesta sexta-feira a morte de 22 supostos militantes em bombardeios das forças de segurança na área tribal de Khyber.

Essa região e o Waziristão do Norte são alvos da ofensiva chamada “Zarb-e-Azb” (Afiado e cortante), iniciada em junho de 2014 sobre uma área da qual procedem os grupos insurgentes que agora se unem ao TTP.

Na semana passada, o chefe do exército, Raheel Sharif, afirmou que a ofensiva nas regiões tribais do noroeste do país contra a insurgência continuará até a “total eliminação dos terroristas” e que os refugiados devido à operação comecem a retornar a suas casas.

Mais de um milhão de pessoas tiveram que abandonar suas casas na região por causa das operações de segurança, segundo um estudo do Instituto Jinnah, um dos principais centros de pesquisa do país asiático. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.