Talibãs seqüestram 12 membros de minoria hazara no Afeganistão
Cabul, 12 ago (EFE).- Insurgentes talibãs sequestraram 12 pessoas da minoria hazara que viajavam em dois carros na cidade de Ghazni, no sul do Afeganistão, o quarto sequestro em grupo este ano de membros desta comunidade xiita no país, informou nesta quarta-feir uma fonte oficial à Agência Efe.
O sequestro aconteceu ontem no distrito de Qara Bagh. As crianças e mulheres que viajavam nos veículos foram postos em liberdade, disse o governador adjunto da província, Mohammed Ali Ahmadi.
As forças de segurança lançaram uma operação para resgatar aos reféns. Nenhum grupo reivindicou a ação.
O governador adjunto afirmou que quatro pessoas que foram sequestradas nesta semana por insurgentes apareceram mortos ontem na mesma província.
O sequestro de civis não era uma prática habitual nos últimos anos no Afeganistão, mas este ano houve vários casos deste tipo, o maior em fevereiro, quando mais de 31 membros da comunidade hazara foram sequestrados por insurgentes.
Deles, 19 foram libertados após negociações e 12 ainda permanecem reféns.
Em março, outros 23 xiitas hazaries foram sequestrados no centro do Afeganistão em circunstâncias parecidas.
O último caso que tinha sido reportado aconteceu em julho, quando 16 pessoas da minoria xiita hazara que viajavam em um ônibus foram sequestrados, e posteriormente quatro mulheres e um idoso do grupo foram libertados.
Em um país predominantemente sunita, os muçulmanos xiitas representam menos de 20% da população e são principalmente membros da comunidade hazara, etnia de 9% dos afegãos. EFE bks-jlr/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.