Talibãs tomam maior parte da estratégica cidade afegã de Kunduz
Cabul, 28 set (EFE).- Os talibãs tomaram nesta segunda-feira o controle da maior parte da cidade de Kunduz, no nordeste do Afeganistão, após uma ofensiva que deixou pelo menos 54 mortos e 54 feridos na primeira cidade importante a cair em seu poder desde a derrocada do regime insurgente em 2001, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
Os insurgentes tomaram o controle de “quase todos os escritórios governamentais” após atacar a capital da província de Kunduz durante a madrugada, disse o porta-voz provincial da Polícia, Sayd Sarwar Hussaini.
As forças de segurança afegãs esperam reforços para lançar um contra-ataque, garantiu Hussaini.
“Estamos reunidos ao redor do aeroporto na zona de Dawra, onde ainda se desenvolve um intenso combate entre as forças de segurança e os talibãs”, acrescentou.
A maioria do pessoal de organizações internacionais e ONGs estrangeiras na cidade foi evacuada, incluída a missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), segundo confirmou seu porta-voz, Dominic Medley.
“A cidade caiu perante os talibãs e apenas em poucas zonas remotas as forças de segurança estão ainda lutando”, manifestou um parlamentar por Kunduz, Abdul Hadood Payman.
O governo afegão anunciou um desdobramento militar para recuperar a cidade, após o ataque que deixou pelo menos 35 mortos e 54 feridos.
O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sediqqi, indicou em entrevista coletiva que o governo espera “despejar” Kunduz de insurgentes nas próximas 24 horas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.