TAM reduz voos e quadro de funcionários por situação econômica

  • Por EFE
  • 20/07/2015 12h26
Divulgação TAM Avião

A companhia aérea TAM anunciou nesta segunda-feira (20) que reduzirá em até 10% suas operações no Brasil e diminuirá em 2% o quadro de funcionários, devido à delicada situação econômica do país.

A empresa é uma das maiores do setor de aviação civil do Brasil e até maio, sua participação no mercado nacional era de 36%, superada somente pela companhia aérea Gol, que tinha 37%.

Em uma nota enviada hoje à Comissão de Valores Mobílias, a TAM atribuiu a decisão de reduzir operações ao “desafiante cenário econômico” do país.

“A TAM adota esta medida para fazer frente a um contexto econômico difícil no Brasil, que impõe a necessidade de ajustes sem prejudicar os passageiros e fortalecendo ainda mais sua competitividade”, diz o comunicado, assinado por Claudia Sender, presidente da companhia.

A nota acrescenta que “essa adequação não afetará suas estratégias a longo prazo, que incluem uma renovação da frota”.

A economia brasileira, que nos últimos quatro anos combinou baixas taxas de crescimento com elevados índices de inflação, passa por sérias dificuldades e as previsões dos analistas privados apontam que neste ano a mesma sofrerá uma contração de 1,7%, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo Banco Central.

Para fazer frente a essa delicada situação, o governo pôs em prática um severo plano de ajuste fiscal, que incluiu um forte corte do gasto público previsto para este ano e diversas medidas para aumentar a arrecadação pela via tributária.

A austeridade imposta pelo governo de Dilma Rousseff se traduziu até agora em um maior esfriamento da atividade econômica e em um aumento da taxa de desemprego, que chegou em maio a 6,7% contra 4,8% em que fechou em 2014.

De acordo com um relatório divulgado na sexta-feira passada pelo Banco Central, durante os primeiros cinco meses deste ano a atividade econômica no país contraiu 2,64%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.