Tanques ucranianos lançam ofensiva contra Slaviansk, dizem insurgentes

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 08h57
  • BlueSky

Moscou, 6 jun (EFE).- As forças governamentais lançaram nesta sexta-feira uma ofensiva com tanques contra Slaviansk, o mais irredutível bastião pró-Rússia na região de Donetsk, informaram os rebeldes às agências russas.

“Neste momento o ataque com tanques contra Slaviansk vem em duas direções, desde Krasni Limam (norte) e Semiónovka (leste)”, assinalou um porta-voz rebelde à agência oficial “RIA Novosti”.

Os milicianos asseguram que inutilizaram um dos tanques após alcançá-lo com um projétil de bazuca na entrada a Krasni Limam.

As forças leais a Kiev também utilizaram hoje morteiros móveis “Tulipa” para atacar os subúrbios de Slaviansk, praça forte das milícias insurgentes há quase dois meses.

Diante da falta de armamento pesado, os rebeldes inclusive desceram hoje de seu pedestal um tanque soviético da Segunda Guerra Mundial na cidade de Konstantinovka, 50 quilômetros ao norte de Donetsk.

Os milicianos têm intenção de utilizar seu canhão D-25T, já que têm acesso aos projéteis da disputa mundial armazenados no arsenal militar local.

Enquanto isso, devido aos contínuos ataques rebeldes pró-Rússia, a guarda fronteiriça ucraniana cedeu aos insurgentes o controle de parte da fronteira com a Federação Russa na região de Lugansk, por onde poderiam entrar mercenários russos.

O presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, tomará posse, sábado, em cerimônia à qual irão o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, entre outros dirigentes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.