TAP cancela 25% de seus voos no primeiro dia de greve dos pilotos

  • Por Agencia EFE
  • 01/05/2015 11h56

Lisboa, 1 mai (EFE).- A companhia aérea portuguesa TAP operou 118 dos 156 voos que tinha programados até o meio-dia apesar da greve de pilotos que começou nesta sexta-feira, o que representa que cancelou 25% das conexões previstas.

O impacto do desemprego é, por enquanto, mais reduzido que o esperado pelos próprios administradores da companhia aérea, que ontem advertiram das “enormes dificuldades” que ia causar o protesto dos pilotos.

Para todo o dia de hoje, os serviços mínimos fixados pelas autoridades portuguesas só garantiam 10% das cerca de 300 conexões que tinham previsto, o que reflete que houve pilotos que não aderiram à mobilização.

Em seu primeiro balanço, a TAP informou que tinha operado 52 dos 73 voos programados entre a meia-noite e as 7h horas GMT.

A companhia agradeceu através de um porta-voz aos pilotos que foram trabalhar e não seguiram a greve, além de apresentar suas desculpas aos clientes afetados.

Os principais aeroportos portugueses funcionaram hoje com relativa normalidade, embora tenham sido registradas longas filas em frente aos balcões de informação da TAP com os passageiros que não puderam voar.

A companhia aérea, propriedade do Estado português e imersa em processo de privatização, advertiu que naquelas conexões que não foram canceladas com antecedência, os passageiros devem fazer seu check in e continuar até o embarque, e só ali será confirmado se o voo será realizado.

Os pilotos convocaram esta mobilização para protestar pelo que consideram um descumprimento do acordo fechado em dezembro com o governo e a companhia aérea para que uma greve em pleno Natal não acontecesse. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.