Taxa de desemprego foi de 7,4% no trimestre encerrado em fevereiro

  • Por EFE
  • 09/04/2015 09h53

Ao longo de 2014 Ernesto Rodrigues/Folhapress emprego desacelera

O desemprego no Brasil foi de 7,4% da população ativa no trimestre entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, segundo um novo indicador oficial divulgado nesta quinta-feira.

A taxa subiu seis décimos em relação ao trimestre fechado em novembro (6,8%) e superou, pela mesma margem, o nível registrado no mesmo trimestre de referência do ano passado (6,8%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Essas taxas figuram no estudo Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo (PNAD Contínua), que utiliza uma média do desemprego dos últimos três meses e divulga com periodicidade mensal.

O novo indicador está baseado em recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é mais detalhado que os antigos cálculos do desemprego, que continuam sendo divulgados pelo IBGE e segundo os quais a porcentagem de brasileiros sem trabalho foi de 5,9% em fevereiro.

Ambas taxas coincidem em apontar que o desemprego subiu rapidamente nos últimos três meses.

O indicador antigo passou de 4,3% a 5,9% e o novo, que é menos sensível às variações porque recolhe dados de três meses, variou de 6,5% para 7,4%.

O Índice de Medo de Desemprego, medido trimestralmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu desde 74,8 pontos em dezembro até 98,8 pontos em março.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.