Taxa de desemprego foi de 7,4% no trimestre encerrado em fevereiro

  • Por EFE
  • 09/04/2015 09h53
  • BlueSky
<p>Ao longo de 2014 Ernesto Rodrigues/Folhapress emprego desacelera

O desemprego no Brasil foi de 7,4% da população ativa no trimestre entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, segundo um novo indicador oficial divulgado nesta quinta-feira.

A taxa subiu seis décimos em relação ao trimestre fechado em novembro (6,8%) e superou, pela mesma margem, o nível registrado no mesmo trimestre de referência do ano passado (6,8%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Essas taxas figuram no estudo Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo (PNAD Contínua), que utiliza uma média do desemprego dos últimos três meses e divulga com periodicidade mensal.

O novo indicador está baseado em recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é mais detalhado que os antigos cálculos do desemprego, que continuam sendo divulgados pelo IBGE e segundo os quais a porcentagem de brasileiros sem trabalho foi de 5,9% em fevereiro.

Ambas taxas coincidem em apontar que o desemprego subiu rapidamente nos últimos três meses.

O indicador antigo passou de 4,3% a 5,9% e o novo, que é menos sensível às variações porque recolhe dados de três meses, variou de 6,5% para 7,4%.

O Índice de Medo de Desemprego, medido trimestralmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu desde 74,8 pontos em dezembro até 98,8 pontos em março.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo