Taxa de doação de sangue por habitante está em queda no país

  • Por Jovem Pan
  • 27/11/2014 09h38

A taxa de doação de sangue por habitante está em queda no país e Ministério da Saúde reforça as campanhas na Semana Nacional de Doadores. De acordo com a pasta, no ano passado, o número foi de 17 por mil contra 18 mil em 2012, diferença que em alguns estados chegou em 1,6%.   

O aumento da população não tem favorecido a alta dos estoques o que faz o Brasil ficar abaixo dos índices recomendados pela OMS. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, declarou que as campanhas de incentivo têm a intenção de contar com a fidelidade do doador.

*Ouça os detalhes no áudio

Dados do Ministério mostram que o número de coletas no SUS, em 2014, deve chegar a 3,4 milhões, contra 3,3 milhões em 2013. A médica da Fundação Pró-Sangue, Selma Soriano, alertou à Cris Santos que as doações devem cair ainda mais com os períodos de festas e férias.

O Ministério da Saúde anunciou o lançamento do Sistema Hemovida Web que reunirá informações clínicas, medicamentosas e cadastrais. Pacientes com doenças provocadas por defeitos na hemoglobina, como a doença falciforme, poderão ser auxiliados.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.