Taxas futuras de juros acompanham dólar em alta em dia de aversão com China

  • Por Agência Estado
  • 04/01/2016 10h42
Dolar-Moeda estrangeira Marcello Casal Jr./Agência Brasil Dólar

Os juros futuros sobem desde a abertura, acompanhando a valorização do dólar na manhã desta segunda-feira (4). Os mercados operam em meio a um movimento de aversão ao risco no exterior, após um dado fraco da indústria da China, que derrubou as bolsas na Ásia mais cedo. Internamente, a valorização é maior em razão das incertezas políticas e previsões ruins para este ano, entre outros fatores. Às 9h45, o DI para janeiro de 2017 indicava 15,95%, de 15,87% no ajuste da véspera. O DI para janeiro de 2021, 16,70%, ante 16,62%.

No exterior, os juros dos Treasuries também recuam diante da aversão ao risco. O índice de gerentes de compras (PMI) da indústria da China recuou de 48,6 em novembro para 48,2 em dezembro, segundo a Caixin Media e a Markit. O resultado marcou o décimo mês consecutivo de leitura abaixo da barreira psicológica de 50,0, o que indica contração de atividade na manufatura chinesa. 

As bolsas europeias e índices futuros de NY operam em baixa no primeiro pregão de 2016. O indicador decepcionante, que renovou preocupações com a desaceleração da China, gerou uma forte liquidação das ações na Ásia. O Xangai Composto, principal índice acionário chinês, sofreu um tombo de 6,9% nesta segunda-feira, encerrando os negócios antes do horário normal devido à estreia de um sistema de circuit breaker, que limita as perdas por sessão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.