Agência dos EUA processa a Amazon por quebra antitruste e por prejudicar consumidores

Em comunicado, a Comissão Federal do Comércio acusa a empresa de monopólio e pede uma liminar para interromper a conduta ilegal do grupo

  • Por Jovem Pan
  • 26/09/2023 15h16
David Ryder/Getty Images/AFP Amazon Por sua vez, a Amazon alega que o processo é equivocado e vai prejudicar os consumidores

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) abriu um processo antitruste contra a Amazon.com nesta terça-feira, 26. O processo acusa a empresa e outras gigantes do ramo da tecnologia, conhecidas como “Big Techs”, de abusarem do domínio nas buscas, nas mídias sociais e no varejo online para dominarem o comércio e prejudicarem os consumidores com preços mais altos. “A FTC e seus parceiros estatais dizem que as ações da Amazon permitem impedir que rivais e vendedores baixem os preços, degradem a qualidade para os consumidores, sobrecarreguem os vendedores, sufoquem a inovação e evitem que os rivais concorram de forma justa com a Amazon”, diz a FTC em comunicado. A agência também informou que pediu ao tribunal que emitisse uma liminar permanente, ordenando que a Amazon interrompesse sua conduta ilegal. Ao todo, 17 procuradores-gerais estaduais participam do processo, que segue uma investigação de quatro anos e diversas ações federais movidas contra o Google da Alphabet (GOOGL.O) e o Facebook da Meta Platforms (META.O).

Por sua vez, a Amazon afirmou que o processo movido pela FTC era equivocado e que prejudicaria os consumidores ao levar a preços mais altos e entregas mais lentas. “As práticas que a FTC está desafiando ajudaram a estimular a concorrência e a inovação em todo o setor de varejo e produziram maior seleção, preços mais baixos e velocidades de entrega mais rápidas para os clientes da Amazon e maiores oportunidades para muitas empresas que vendem na loja da Amazon”, afirmou David Zapolsky, conselheiro-geral da Amazon. A agência diz que a empresa puniu os vendedores que tentavam oferecer preços inferiores aos da Amazon em sua plataforma, tornando difícil aos consumidores encontrarem as ofertas. Outras alegações incluem que a Amazon deu preferência aos produtos próprios em detrimento aos dos concorrentes na plataforma.

A presidente da FTC, Lina Khan, afirmou que a Amazon utilizou táticas ilegais para afastar empresas que teriam se levantado para desafiar o monopólio. “A Amazon está agora a explorar esse poder de monopólio para prejudicar os seus clientes, tanto as dezenas de milhões de famílias que compram na plataforma da Amazon como as centenas de milhares de vendedores que usam a Amazon para os alcançar”, afirmou Khan. Khan já fez parte da equipe do comit~e da Câmara que escreveu um relatório publicado em 2020 defendendo o controle de quatro big techs: Amazon, Apple, Gooble e Facebook.

*Com informações da Reuters

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