Facebook notifica brasileiros que tiveram dados roubados
O Facebook começou a notificar usuários brasileiros que tiveram seus dados roubados após uma invasão ao sistema da plataforma em setembro. De acordo com a empresa, cerca de 30 milhões de usuários em todo o mundo tiveram suas contas invadidas. A falha foi descoberta em 25 de setembro, e agora a plataforma está avisando e guiando quem teve a conta comprometida.
Na mensagem enviada a quem teve os dados expostos, o Facebook informa que informações como nome, endereço de e-mail, número de telefone data de nascimento e localizações recentes onde a pessoa fez check-in ou foi marcada foram obtidas pelos invasores. A nota ainda aconselha o usuário a descobrir como proceder em uma página especial no centro de ajuda da plataforma.
No Twitter, alguns internautas relataram ter recebido a notificação:
Que maravilha, acesso o Facebook e descubro que minha conta foi uma das muitas com informações pessoais roubadas. pic.twitter.com/kWzguBkVUz
— igor. (@igortavaresd) 17 de outubro de 2018
Acordei tão feliz daí recebo a seguinte notícia:
Amanda, temos mais informações sobre o incidente de segurança que descobrimos em 25 de setembro de 2018. Algumas das suas informações foram acessadas por um terceiro não autorizado.
INVADIRAM MEU FACEBOOK!
— Kobai ? (@KobaiAmanda) 17 de outubro de 2018
Facebook me avisou que minha conta foi invadida e teve informações pessoais minhas roubadas.
— Sergio Granja (@SergioGranja) 17 de outubro de 2018
acabei de descobrir que “terceiros” tiveram acesso a algumas informações do meu face na invasão que ocorreu no facebook em setembro, tô chocada pic.twitter.com/lsmskG5Q8e
— Lara 1️⃣3️⃣ (@larapaes_) 17 de outubro de 2018
Ataque
O ataque foi reconhecido pelo Facebook no dia 25 de setembro, que desconectou cerca de 90 milhões de usuários de sua conta como forma de proteção. De acordo com a plataforma, os hackers se aproveitaram de uma vulnerabilidade causada pela complexa interação de três erros no sistema para obter os tokens de acesso.
Ainda segundo o Facebook, os invasores usaram os tokens de acesso entre os dias 14 e 27 de setembro para roubar dados pessoais dos usuários. Os tokens foram invalidados pela plataforma.
O Facebook não informou quantos brasileiros tiveram suas contas invadidas, mas disponibilizou um link para que o usuário verifique se sua conta foi afetada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.