Meta testa reconhecimento facial para combater anúncios falsos com celebridades nas redes sociais
Empresa esclareceu que os dados coletados não serão armazenados e que o sistema não será implementado na União Europeia e no Reino Unido, em razão de restrições regulatórias

O Instagram e o Facebook estão iniciando um teste de um novo sistema de reconhecimento facial, com o intuito de bloquear anúncios falsos que utilizam imagens de celebridades. A Meta, empresa responsável por essas redes sociais, esclareceu que os dados coletados não serão armazenados e que o sistema não será implementado na União Europeia e no Reino Unido, em razão de restrições regulatórias. Os testes já começaram com um grupo restrito de celebridades, e a Meta planeja expandir o acesso ao filtro nas próximas semanas. A expectativa é que a ferramenta esteja disponível de forma mais ampla até 2025.
O funcionamento do reconhecimento facial se dará por meio da comparação de rostos em anúncios com imagens oficiais das personalidades, ativando-se quando conteúdos suspeitos forem detectados. Para auxiliar na recuperação de contas que foram hackeadas, os usuários poderão enviar um vídeo selfie, que será comparado com as fotos de seus perfis.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.