Sem horário de verão, usuário deve desabilitar atualização automática em celular; saiba como

Mudança aconteceria de sábado (29) para domingo (20)

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2019 10h00
Smartphone Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Relógios seriam adiantados em 1 hora

O Google fez uma publicação em seu blog oficial nesta sexta-feira (18) lembrando os usuários do Android de trocarem as configurações automáticas de data e hora de seus aparelhos eletrônicos.

De sábado (29) para domingo (20), começaria o horário de verão, medida revogada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Os relógios seriam adiantados em 1 hora. Segundo a empresa, portanto, a desabilitação deve ser feita para ninguém correr o risco de perder compromissos.

Para mudar as configurações siga este passo-a-passo:

  1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”; depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”).
  2. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

Para os aparelhos que não forem impactados no domingo, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, devido a mudanças que aconteceram no calendário no ano passado. Nesse caso, valem as mesmas recomendações dadas acima, ou seja, na noite anterior, o usuário pode definir manualmente a hora do seu smartphone.

Se o horário não mudar em nenhuma das datas, pode ser que o aparelho já tenha sido atualizado automaticamente pelos fabricantes ou, então, que está seguindo as regras de rede da operadora.

Essas configurações podem ser mantidas até o dia 16 de fevereiro, quando o horário de verão chegaria ao fim, se ainda estivesse em vigor.

Apple

Embora a Apple ainda não tenha feito nenhum pronunciamento a respeito, os usuários dos aparelhos com sistema iOS também precisam ficar atentos. Caso haja a alteração do horário de verão, basta corrigir com os passos a seguir:

  1. Acesse a tela de “Ajustes” do aparelho e entre em “Geral”.
  2. Toque em “Data e hora” e desmarque a opção “automaticamente”. Então, faça os ajustes necessários para deixar a hora correta.

Motorola

Já Motorola fez uma publicação na sua página no Facebook também alertando os usuários de que a mudança pode acontecer com aparelhos que não estão ligados à rede da operadora, que estão conectados apenas via Wi-Fi ou que estejam desligados e sejam religados após a virada de sábado para domingo.

Caso isso aconteça, o horário também pode ser alterado de forma manual:

  1. No meno de configurações, selecione “Configurar” e “Sistema”.
  2. Clique em “Data e Hora” e, na sequência, desative a opção “Fuso horário automático”.
  3. Acesse “Selecionar fuso horário” e selecione “Horário Padrão de Brasília”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.