Tempestade Danny mantém força e pode se transformar em furacão na 6ª feira

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2015 14h39

(Atualiza com novo boletim)

Miami, 19 ago (EFE).- A tempestade tropical Danny mantém sua intensidade nesta quarta-feira com ventos máximos sustentados a 85 km/h, e espera-se que se transforme em furacão na sexta-feira, rumo às Antilhas menores, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

Em seu boletim mais recente, o CHN detalhou que a quarta tempestade tropical da temporada de furacões na Bacia Atlântica se encontra a 2.325 quilômetros ao leste das Pequenas Antilhas e se desloca rapidamente rumo ao oeste, com uma velocidade de translação de 19 km/h.

Segundo as projeções do NHC, Danny “se fortalecerá nas próximas 48 horas e poderá se transformar em furacão na sexta-feira”.

Uma tempestade se transforma em furacão quando seus ventos máximos constantes alcançam os 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

Desde que começou a temporada de furacões no Atlântico, em 1º de junho, apenas três tempestades tropicais se formaram: Ana, Bill e Claudette, além de Danny.

Especialistas de Ciências Atmosféricas da Universidade Estatal do Colorado (EUA) previram em 6 de agosto que a atual temporada ciclônica estará “bastante abaixo da média”, com cinco tempestades tropicais e dois furacões.

Esta baixa atividade, explicaram, se deve ao desenvolvimento do fenômeno do El Niño no Pacífico, que inibe a formação de tempestades no Atlântico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.