Tempestade “Janus” gela o nordeste e frio chega ao centro e ao sul

  • Por Agencia EFE
  • 23/01/2014 08h48

Washington, 23 jan (EFE).- A tempestade “Janus”, que deixou na terça-feira um acúmulo de neve histórico em cidades como Nova York e Washington, está congelando nesta quinta-feira o nordeste de Estados Unidos, onde a sensação térmica pode chegar até 45 graus negativos em alguns pontos, enquanto o frio se estende ao sul e ao centro do país.

A “Janus” paralisou na terça-feira o nordeste e, embora a tempestade de neve tenha parado ontem, continuou transtornando a rotina de 80 milhões de pessoas, com o cancelamento de 1.400 voos, o fechamento de escolas, a escassez de gás para a calefação e várias complicações nos transportes públicos das cidades e por estrada.

As temperaturas gélidas do nordeste, onde o mercúrio caiu para abaixo de zero, se repetirão a partir de hoje nos estados do centro e do sul, informou o Serviço Meteorológico.

Assim, haverá neve em algumas regiões do Texas, enquanto o norte da Flórida já está sob alerta de temperaturas muito abaixo do normal para esta época nesse estado do sudeste do país.

O novo temporal de frio extremo e neve acontece depois que a tempestade “Hércules” e o “vórtice polar” marcaram o início do ano com temperaturas mínimas históricas no nordeste e no meio oeste dos EUA.

O ambiente gélido, bem mais do que o normal para o inverno nessas regiões, seguirá até o início de fevereiro, de acordo com as previsões meteorológicas.

A Administração Nacional para o Oceano e a Atmosfera dos EUA (NOAA) mantém o alerta no nordeste pelas “baixas temperaturas que estão se instalando após a saída do forte sistema de tormentas”.

O frio extremo e as nevascas geladas se manterão pelo menos até sexta-feira.

A trégua poderia durar só este fim de semana, pois para segunda-feira já é anunciada outra queda drástica das temperaturas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.