Tempestade na costa oeste dos EUA deixa 2 mortos
San Francisco, 12 dez (EFE).- A forte tempestade que atingiu na quinta-feira grande parte do litoral oeste dos Estados Unidos deixou pelo menos dois mortos e alcançou nesta sexta-feira o sul da Califórnia após castigar ontem o norte desse estado e o Oregon.
As autoridades do sul do estado do Oregon assinalaram que os fortes ventos que castigaram ontem a região provocaram quedas de árvores, e uma delas atingiu Philip Crosby, que morreu pouco após chegar ao hospital, informou o jornal “Medford Mail Tribune”.
A tempestade também matou um adolescente na cidade de Portland (Oregon), que morreu depois de o carro em que viajava ser atingido pela queda de uma árvore.
As fortes chuvas que ontem caíram sobre a baía de San Francisco se repetiram nesta sexta-feira em núcleos urbanos ao leste da cidade de Los Angeles, exatamente no horário de pico.
As autoridades emitiram alertas de inundação para a área que se estende desde a cidade de Burbank até o centro de Los Angeles, no sul da Califórnia, onde há o risco de inundação em algumas ruas.
Os deslizamentos de lodo e escombros bloquearam parte da Estrada Pacific Coast no Condado de Ventura, e o temor de mais deslizamentos fez as autoridades tomarem a decisão de evacuar o bairro de Glendora em Los Angeles no final da noite de ontem.
As fortes chuvas que ontem caíram sobre a baía de San Francisco transformaram o mês de dezembro no mais úmido em mais de uma década em algumas cidades do estado, como San Jose.
A chuva foi bem recebida em uma área castigada pela seca, embora os cientistas advirtam que não foi o suficiente para deixar para trás três anos de seca.
Segundo as estimativas do Departamento de Recursos Hídricos, a Califórnia necessitaria de oito tempestades como as desta semana e da passada para encher os reservatórios e pôr fim à seca.
A tempestade da quinta-feira terminou com mais de 200 mil lares sem energia elétrica, centenas de árvores caídas e graves inundações em cidades como San Francisco. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.