Tempestade tropical “Hernan” se forma no Pacífico, no litoral do México

  • Por Agencia EFE
  • 26/07/2014 21h42

Cidade do México, 26 jul (EFE).- A tempestade tropical “Hernan”, a oitava da atual temporada de furacões no Pacífico, se formou neste sábado no litoral mexicano, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do país.

Às 16h (horário local do centro do México), a depressão tropical 8-E intensificou a força de seus ventos e evoluiu para a tempestade tropical, explicou o SMN.

O sistema traz ventos máximos sustentados de 65 km/h, sequências de até 85 km/h e deslocamento paralelo ao litoral rumo ao noroeste a 24 km/h.

“Hernan” se localiza a 585 quilômetros a sudoeste de Manzanillo, estado de Colima, e a 850 quilômetros ao sul-sudeste de Cabo San Lucas, Baixa Califórnia Sul.

“Sua circulação favorece nebulosidade para o ocidente da República reforçando o potencial de chuvas de fortes a muito fortes em tal região”, explicou o organismo.

O SMN recomendou à população em geral nos estados do ocidente do país e à navegação marítima nas imediações do sistema manter precauções e atender as recomendações das autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Por sua vez, uma zona de instabilidade, também no Pacífico e que se mantém afastada do litoral, apresenta 60% de probabilidade de evoluir para um ciclone.

“Ambos os sistemas continuam sob vigilância devido a sua trajetória e possível evolução”, avaliou o SMN.

Segundo o órgão, na temporada deste ano se formarão 23 ciclones tropicais, 14 no oceano Atlântico e nove no Pacífico.

Em 2013, o México foi atingido por oito ciclones tropicais, três na bacia do Atlântico e cinco na do Pacífico. Dois deles, os furacões “Ingrid” e “Manuel”, impactaram de maneira simultânea o país em meados de setembro e causaram 157 mortes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.