Tempestade tropical Linda se forma em águas no noroeste do México

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 18h20

México, 6 set (EFE).- A tempestade tropical Linda se formou neste domingo sobre as águas do Oceano Pacífico ao sul do estado de Baja California Sur, no noroeste do México, conforme informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O órgão detalhou em comunicado que o fenômeno meteorológico se encontra 745 quilômetros ao sudoeste do litoral da cidade de Manzanillo, no estado de Colima, e 980 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas, em Baja California Sur.

Linda se dirige rumo ao noroeste a 19 km/h, acompanhada de ventos máximos sustentados de 75 km/h e sequências de até 95 km/h.

Segundo a previsão dos especialistas, Linda deve causar chuvas fortes nos estados de Baja California Sur, Sinaloa, Nayari, Jalisco, Colima e Michoacán.

O SMN prevê que Linda ganhará força nas próximas horas e se transformará em furacão categoria 1 na escala Saffir Simpson quando se localizar 575 quilômetros ao sudoeste de Cabo San Lucas.

Os meteorologistas previram a formação de 19 ciclones com nome na temporada de 2015 na Bacia do Pacífico, que começou oficialmente no dia 15 de maio, 40% a mais que a média histórica.

Até agora foram formados 12 ciclones, mas ainda faltam mais de dois meses para o fim da temporada em 30 de novembro. Em 2014 foram registrados 21 ciclones no Pacífico, a temporada mais ativa para a bacia desde 1992. EFE