Temporais deixam ao menos 37 mortos e 6 desaparecidos no sul da China

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2014 10h55

Pequim, 26 mai (EFE).- Ao menos 37 pessoas morreram e outras seis continuam desaparecidas após as fortes chuvas que castigaram as províncias do sul da China, especialmente Cantão, segundo os últimos dados das autoridades.

As tempestades são as mais fortes do último século e afetaram as cidades de Zhaoqing, Qingyuan e Cantão, onde as graves inundações provocaram vários deslizamentos de terra e o soterramento de centenas de casas.

Da manhã da quarta-feira até as 17h do sábado, o número de desabrigados foi de 140 mil, dos quais 21 mil foram retirados, e 1.143 casas foram derrubadas.

Desde que começou a época das chuvas na quarta-feira, a cidade de Shanwei (leste da província) registrou uma precipitação acumulada de 628 milímetros.

As chuvas provocaram ainda a suspensão do tráfico em 16 estradas nacionais ou estradas provinciais.

Os aguaceiros também afetaram gravemente a província sudoeste de Guizhou e as vizinhas de Hunan e Jiangxi, que causaram por enquanto sete mortos, mais de 137 mil deslocados e praticamente 1,3 milhão de pessoas afetadas.

As autoridades provinciais ativaram uma operação de emergência e enviaram equipes de resgate às áreas afetadas, em uma época do ano na qual são frequentes na China as fortes chuvas.

As inundações são as primeiras graves desta temporada na China, país que a cada ano, entre primavera e outono, sofre cheias, fortes chuvas, tufões e outros desastres naturais, especialmente na metade sul de seu território. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.