Temporal na Argentina mata 1 e faz 5,2 mil deixarem residências

  • Por Agencia EFE
  • 03/11/2014 20h19

Buenos Aires, 3 nov (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e mais de 5,2 mil tiveram que deixar suas casas devido a um temporal que mantém em alerta há 48 horas a província de Buenos Aires e a região central da Argentina, informaram fonte oficiais nesta segunda-feira.

Durante as fortes chuvas, um jovem de 22 anos morreu ao subir em um terraço para mexer em um cabo e ser eletrocutado ao tocá-lo, disse Luis Andreotti, prefeito da cidade de San Fernando, que fica a 30 quilômetros ao norte de Buenos Aires.

Até agora, 5.203 pessoas tiveram que sair de casa nos 19 distritos portenhos afetados pela tempestade, que teve ventos de mais de 70 km/h.

O município mais afetado é o de La Matanza, com 1.100 evacuados, e depois Luján, onde o nível de um rio chegou a 4,77 metros, segundo o chefe de Gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich, que concedeu entrevista coletiva.

Capitanich explicou que as chuvas dos últimos dias “superaram vários recordes históricos” de acúmulo de água. Por exemplo, “na cidade de Buenos Aires, em 28 de outubro houve 132 milímetros, que bateram a marca de 108 milímetros registrada em 1944”, afirmou.

O chefe de Gabinete atribuiu os danos provocados pelo temporal “à impossibilidade de os afluentes do Rio da Prata e do interior do Delta desaguarem e à saturação dos solos tanto superficiais como subterrâneos”.

O Serviço Meteorológico Nacional argentino (SMN) renovou os alertas de tempestade e rajadas de vento para as províncias de Chaco, Corrientes, Formosa e Misiones, todas no nordeste do país.

Este é o segundo temporal que ocorre no centro da Argentina em menos de uma semana, após o que houve nas últimas quarta e quinta-feira, que causaram a morte por afogamento de um adolescente de 14 anos em Luján, a 60 quilômetros a oeste de Buenos Aires. EFE

ajs/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.