Termina greve de 6 horas dos pilotos da Lufthansa em Frankfurt

  • Por Agencia EFE
  • 05/09/2014 19h05

Frankfurt (Alemanha), 5 set (EFE).- A greve de seis horas dos pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa terminou nesta sexta-feira às 18h (horário de Brasília) no aeroporto de Frankfurt, sem que tenham acontecido situações de caos.

A ação de protesto dos pilotos da Lufthansa afetou cerca de 25 mil passageiros ao obrigar o cancelamento de cerca de 200 voos, sobretudo conexões dentro da Alemanha e europeias, e gerar vários atrasos.

Os aviões da Lufthansa ficaram parados no aeroporto de Frankfurt desde o meio-dia (Brasília).

A Lufthansa informou que enviou 14 mil mensagens a seus clientes para informar-lhes dos efeitos da ação do protesto e oferecer-lhes alternativas de viagem.

Além disso, a companhia aérea alemã reservou 2.200 quartos de hotel na região dos rios Meno e Reno, nos arredores de Frankfurt.

Tanto a Lufthansa como o gerente do aeroporto de Frankfurt dispuseram 500 camas para os passageiros em trânsito que não podem entrar na Alemanha com seus vistos.

A greve dos pilotos da Lufthansa causou cancelamentos e atrasos nos voos de curta e média distância no maior aeroporto da Alemanha.

Também acontecerão previsivelmente atrasos até o sábado de manhã, quando não se poderá utilizar o transporte ferroviário como alternativa porque os maquinistas da Deutsche Bahn farão uma greve de três horas, em toda a Alemanha.

A greve dos maquinistas da Deutsche Bahn afetará, sobretudo, os trens de longa distância e regionais, as linhas de cercanias de grandes cidades como Berlim e Hamburgo e o transporte de mercadorias.

Tanto a Lufthansa como a Deutsche Bahn mostraram sua incompreensão com as respectivas ações de protestos dos pilotos e maquinistas.

Os maquinistas da Deutsche Bahn paralisaram na segunda-feira passada o transporte ferroviário na Alemanha com uma greve similar.

A organização sindical que organizou a ação de protesto quer pressionar na negociação do convênio coletivo, sobretudo, no transporte de mercadorias.

O sindicato dos maquinistas da Deutsche Bahn pede um aumento salarial de 5% e redução de duas horas na semana de trabalho.

A Deustche Bahn ofereceu um aumento salarial de 1,9% durante 12 meses.

Os pilotos da companhia aérea de voos baratos Germawings, filial da Lufthansa, fizeram uma greve na sexta-feira da semana passada, que obrigou ao cancelamento de 116 voos e afetou 15 mil passageiros, sobretudo na Alemanha porque a Germanwings voa principalmente dos aeroportos de Colônia/Bonn, Düsseldorf, Stuttgart, Hamburgo e Berlim.

A Lufthansa e suas filiais Germanwings e Lufthansa Cargo negociam desde o final de março o direito de aposentadoria antecipada que têm até agora os 5.400 pilotos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.