Termina sequestro de avião egípcio desviado para o Chipre; homem é detido

  • Por EFE
  • 29/03/2016 09h15
EFE/Katia Christodoulou 21 estrangeiros de oito nacionalidades viajavam no avião

O sequestro do avião da Egyptair desviado nesta terça-feira ao Chipre terminou com a libertação de todos os passageiros e tripulação e a entrega do sequestrador às autoridades.

O sequestrador, identificado como o egípcio Seif Eldin Mustafá, libertou primeiramente os 55 passageiros e horas depois os 7 tripulantes, antes de sair do avião com as mãos para o alto.

O avião que tinha saído desde Alexandria com destino ao Cairo foi desviado a Larnaca, onde aterrissou às 7h50 local (1h50, em Brasília). Três horas depois, Mustafá libertava todos os passageiros, entre os quais havia 21 estrangeiros.

Pedido

A princípio havia sido informado que o sequestrador só exigia que uma carta fosse entregue à sua ex-mulher, uma cipriota que vive perto de Larnaca e que posteriormente foi até o local a pedido da polícia.

No entanto, horas depois, a polícia confirmou que sequestrador exigiu também a libertação de várias mulheres presas no Egito.

O diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores Alexandros Zinon descreveu Mustafá como uma pessoa “psicologicamente instável” e afirmou que a polícia buscava uma solução negociada ao sequestro.

Ao mesmo tempo, as autoridades analisaram o conteúdo da carta que o sequestrador lançou desde o avião à pista para que fosse entregue a sua ex-mulher. Mustafá deixou o Chipre em 1994.

Em comunicado, o Ministério de Aviação afirmou que entre os passageiros havia 21 estrangeiros: oito americanos, quatro holandeses, quatro britânicos, dois belgas, um francês, um sírio e um italiano.

Explosivos

O ministro explicou que um dos passageiros fez uma ameaça dizendo que levava um cinto de explosivos e pediu que o avião fosse desviado à Turquia ou Chipre, apesar de seu destino ser Cairo.

Os pilotos atuaram de acordo com os pedidos do sequestrador ao não poderem comprovar se era certa ou não a presença dos explosivos, algo que o ministro egípcio de Aviação Civil, Sharif Fathi Attiyah, indicou que ainda não pôde ser determinado.

“É preciso esperar o fim das investigações para saber como esse passageiro subiu no avião com esse material”, acrescentou Attiyah.

Fontes de segurança, citadas pelos veículos de imprensa egípcios, informaram anteriormente que não havia presença de explosivos no avião.

O avião, um Airbus A 320, decolou às 6h30 local (1h30, em Brasília) do aeroporto de Alexandria e 20 minutos depois o comandante, Omar Jamal, comunicou a emergência.

O A320 aterrissou em Larnaca às 7h50 local (2h50, em Brasília), precisou o ministro de Aviação Civil, que revelou que será fretado um avião a Larnaca para recolher os passageiros e retornar ao Egito.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.