Termina vigência do cessar-fogo na Síria após aumento das hostilidades
![Reprodução/ Twitter](https://jpimg.com.br/uploads/2017/04/3672107672-termina-cessar-fogo-na-siria-reproducao.jpg)
O cessar-fogo vigente na Síria desde o dia 9 foi encerrado à meia-noite desta segunda-feira (horário local, 18h de domingo em Brasília), coincidindo com uma intensificação da violência em vários pontos do país nas 24 horas anteriores.
O fim das hostilidades pactuado por Estados Unidos e Rússia no início de setembro fez diminuir o número de mortes diárias na Síria, mas desde a noite de sábado (17) pelo menos 170 pessoas faleceram no país, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, sendo que cerca de 90 eram soldados do regime sírio, mortos em um bombardeio da coalizão internacional liderada por Washington, que atingiu “por engano” as posições do Exército em Deir ez Zor (nordeste). Esse grave incidente pôs em estado delicado o acordo entre Washington e Moscou, que ainda não anunciaram a renovação da trégua.
Foram registrados bombardeios contra civis e aviões de guerra voltaram a atacar Aleppo no início da madrugada local, pela primeira vez desde que o cessar-fogo foi efetivado. Os aparelhos, de origem desconhecida, lançaram vários mísseis sobre diferentes bairros rebeldes de Aleppo. Em Sajur uma mulher morreu e alguns moradores ficaram feridos, segundo o Observatório.
A ONG também denunciou que pelo menos dez civis morreram hoje (18), entre eles duas crianças, e dezenas ficaram feridos em um ataque realizado por helicópteros militares na província de Deraa.
Enquanto isso, a carga de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) continua parada na fronteira da Síria com a Turquia aguardando a liberação para entrar nos bairros assediados de Aleppo, como confirmou o porta-voz do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na Síria, David Swanson, à Agência Efe.
A entrega da ajuda a esses locais era um dos pontos do acordo de cessar-fogo e Swanson não quis comentar a possibilidade de a carga não poder mais acessar os bairros da região lesta de Aleppo após o fim do cessar-fogo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.