Termina votação no Cazaquistão com participação em massa dos eleitores
Astana, 26 abr (EFE).- Os colégios eleitorais fecharam suas portas no Cazaquistão neste domingo com uma participação maciça da população, que foi escolher o próximo presidente do país.
Segundo dados informados por Marat Sarsembayev, membro da Comissão Eleitoral Central, antes do fechamento das urnas já havia sido confirmada a participação de 89,69% os eleitores, o que qualificou de “recorde”.
No fechamento dos colégios eleitorais, a maioria às 14h (11 em Brasília), somente em quatro províncias do oeste uma hora depois, o secretário da Comissão Eleitoral Central, Bakhyt Meldeshev, disse que a eleição tinha transcorrido “com calma e transparência”.
Mais de 1.100 observadores acompanharam o andamento das eleições, que “cumpriram os padrões” europeus, afirmou o observador britânico e diretor da Academia Diplomática de Londres, Joseph Mifsud.
O atual presidente e, segundo as pesquisas favorito à reeleição, Nursultan Nazarbayev, ontem encorajou seus compatriotas a votar.
Os outros dois candidatos à presidência do Cazaquistão são Turgun Syzdykov, candidato do Partido Comunista, e o independente e presidente da Federação de Sindicatos, Abelgazi Khusainov.
cla/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.