Terminam negociações entre Putin, Merkel e Hollande sobre Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2015 20h31

Moscou, 6 fev (EFE).- As negociações sobre um plano de paz para a Ucrânia entre a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente russo Vladimir Putin e o líder francês François Hollande, terminaram após três horas de reunião nesta sexta-feira em Moscou.

Os líderes, que se encontraram em um jantar no Kremlin, até o momento não divulgaram o resultado da conversa. Segundo meios de comunicação russos, ainda não se sabe se darão entrevistas coletivas.

Merkel e Hollande viajaram nesta sexta-feira para Moscou, depois de terem apresentado na quarta-feira o mesmo plano de paz ao presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, em Kiev, em uma iniciativa destinada a conter a progressão do conflito no leste do país.

Antes de embarcar, Hollande declarou que pretende promover um “acordo global” em relação ao conflito na Ucrânia, onde os combates se aumentaram em janeiro.

“Todo mundo é consciente de que o primeiro passo deve ser o cessar-fogo, mas isto apenas não é suficiente e é preciso chegar a um acordo global”, afirmou o presidente francês.

Em Berlim, Merkel assegurou que “jamais” negociará “pelas costas” da Ucrânia sobre sua integridade territorial.

Os Estados Unidos declararam que estão de acordo com plano e apoiaram a iniciativa diplomática europeia, mas alertaram que poderão fornecer armamento defensivo a Kiev, caso o cenário do conflito na Ucrânia permaneça o mesmo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.