Terremoto de 5,6 graus deixa pelo menos seis mortos na Argélia

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2014 11h42

Argel, 1 ago (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram nesta sexta-feira e outras 420 ficaram feridas em consequência de um terremoto de 5,6 graus na escala Ritcher que foi sentido durante a madrugada nas províncias de Argel e Boumerdès, no norte da Argélia, segundo os meios de comunicação.

O ministro argelino de Saúde, Abdelmalek Budiaf, citado por vários jornais, assegurou que duas pessoas morreram em consequência de ataques cardíacos, enquanto os outros quatro morreram após saírem às ruas tomadas pelo pânico produzido pelo forte tremor, que foi registrado às 5h11 hora local (1h11, em Brasília) a 10 quilômetros ao norte da capital.

Budiaf também indicou que a maioria dos feridos não correm riscos.

O governo criou uma equipe especializada em crise para seguir a situação e pôs vários telefones à disposição da população para que informem sobre qualquer incidente.

Além disso, as autoridades anunciaram que todas aquelas pessoas cujas casas tenham sido danificadas pelo tremor serão realojadas.

Segundo o Centro Sismológico Europeu Mediterrâneo (EMSC), o epicentro do tremor se localizou no mar a uma profundidade de 10 quilômetros e posteriormente foram registradas várias réplicas, a maior de 4,6 graus, segundo a mesma fonte.

Em 21 de maio de 2003, mais de 2,2 mil pessoas morreram nestas duas mesmas províncias do norte da Argélia em consequência de um tremor de magnitude de 6,8 graus na escala Richter que deixou, além disso, cerca 11 mil feridos e sem casa dezenas de milhares de pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.